segunda-feira, 27 de junho de 2016

Dia D da Leitura - Tema: Literatura Tocantinense


"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e alma responde"
                                                                                            André Maurois

A culminância das atividades do 2º  Dia  D da Leitura, ação do Programa Vamos ler,aconteceu dia 25 de Junho, com o tema  Literatura Tocantinense e foi trabalhado com o objetivo de possibilitar de maneira criativa o incentivo e o desenvolvimento do ato de ler,buscando atingir o maior número possível de pessoas e levar os nossos alunos a conhecer mais sobre a literatura do seu estado.
De um jeito bem simples,as crianças juntamente com seus professores e funcionárias da biblioteca, prepararam algumas atividades que foram socializadas na data supracitada.

Leitura



Coreografia da música: Nóis é jeca, mas é joia

Poesia: "Verões Tocantinenses"

Poesia:"Bela Dama do cerrado"


Poesias sobre o Tocantins  (autoria própria deles)

Dança: Samba Lê Lê

Apresentação: "A fábula das duas mutucas"

Dramatização: O fim da picada



Poesia









Música

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Comemoração - Jubileu

A Comunidade Educativa da Escola São Francisco de Assis celebrou no dia 12 de Junho, Ação de Graças de: 

70 anos de presença das Irmãs Franciscanas de Allegany no Brasil 
57 anos de presença das Irmãs Franciscanas de Allegany em Cristalândia e fundação da Escola São Francisco de Assis 
25 anos de dedicação, amor e serviço das professoras Aurilene Barbosa Franco e Maria do Santo Ferreira Gomes, nesta unidade escolar. 

Celebrarmos a presença das Irmãs Franciscanas de Allegany na vida dessa comunidade a qual somos parte, é reconhecermos quão grandiosa é a missão dessas mulheres de fé que há 70 anos doam-se em missão no Brasil, dos quais 57 anos são nesta cidade de Cristalândia. 

Seguindo a Francisco e Clara de Assis, elas ensinam através do jeito de ser, testemunhando Jesus, levando seu reino a todos os povos; colaboram com os que combatem a poluição e a violência que fere a natureza, promovem a paz e o bem, atuando em diferentes pastorais: na catequese, infância missionária, pastoral familiar, pastoral da criança, ordem terceira secular, liturgia, música, ceb's, atendimento a zona rural, religiosidade popular, pastoral da saúde, programa das associadas, educação... pois assim veem o Reino de Deus se tornando realidade. A oração é marca que faz com que essas mulheres tenham a força de experienciar o bem; na partilha da vida encontram o caminho de seguimento a Jesus de Nazaré. 

A opção de evangelizar através da educação foi uma opção que as Irmãs Franciscanas também fizeram, pois já sentiam que a educação em nosso país também era um desafio que se acentua cada dia mais. Encarou o desafio de apresentar uma escola que contrapõe a exclusão, que evangelize para uma sociedade economicamente solidária, que não apenas recebam instrução, mas tenham uma formação integral, a consciência do encontro consigo, com o meio, com Deus. 

Assim, lembramos aqui a missão de Madre Verônica, que junto com Ir. Ângela Terezinha desbravaram este sertão e implantaram a Escola Paroquial há 57 anos. 

Nessa dimensão, muitas pessoas identificaram-se com essa filosofia cristã-franciscana-educativa e, muito mais que uma oportunidade de profissão, fizeram desta Unidade Escolar uma segunda família, como as professoras Aurilene e Maria do Santo que completaram 25 anos de dedicação, amor e serviço à Escola São Francisco de Assis.

Foi um dia realmente festivo e de confraternização .

                                  Celebração na Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro






Ir. Ângela Terezinha uma das fundadoras da ESFA

Café da manhã




Almoço e homenagens
























Madre Verônica (in memoriam) fundadora da ESFA


sexta-feira, 17 de junho de 2016

Arraiá da Escola Paroquiá

                                                        

                                                                               
       O balão vai subindo                                                                                                                                                                                               
         O balão vai subindo
         Vai caindo a garoa                                                
         O céu é tão lindo
       A noite é tão boa...
       São João... São João
         Acenda a fogueira,
          no meu coração!

Realizou -se no dia 03, num clima de alegria,animação e confraternização, o arraiá da Escola Paroquiá.
Foi um momento de integração onde contamos com a presença de várias Irmãs Franciscanas,dentre elas, algumas ex-diretoras da escola, nossos alunos, familiares, ex alunos e comunidade local,que vieram abrilhantar a nossa festa.
A noite estava agradável,o ambiente bonito, comidas gostosas, danças animadas,povo cativo, a esperada pescaria,tinha até rei e rainha caipira.
Nossos agradecimentos a todos que colaboraram para o sucesso dessa festa.



















 











sexta-feira, 3 de junho de 2016

SEMANA DA LÍNGUA PORTUGUESA

" Ideias todo mundo tem. Como é que entram na cabeça da gente? Entram porque a gente lê, observa, conversa,vê espetáculos." Ruth Rocha

A Semana da Língua Portuguesa realizou-se de 17 a 31/05, objetivando incentivar os alunos a participarem de atividades propostas, visando o cultivo do hábito de ler, superar as dificuldades de interpretar e produzir textos coesos.
Os trabalhos partiram do estudo sobre a vida e as obras dos autores Ruth Rocha e Ziraldo, onde os professores desenvolveram junto aos alunos diversas atividades condizentes com o nível de sua turma: estudo da biografia dos autores, leitura e interpretação de histórias e poemas, reconto, pesquisas, confecção de cartazes e painel, mostragem de vídeos e dramatizações.
A culminância aconteceu dia 31/05, onde houve a socialização de algumas atividades realizadas durante a semana.

 
A dança do menino Maluquinho

Reconto da história: O último golpe de Alvinho

Dramatização da história: Marcelo, marmelo,martelo

Dramatização da história: Romeu e Julieta


Desfile da turma do Maluquinho


Reconto da história: As coisas que a gente fala.

Vídeo

Leitura na biblioteca

quarta-feira, 1 de junho de 2016

COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA


"Tudo quanto pudermos dizer em louvor de Maria Santíssima é pouco em relação ao que merece por sua dignidade de Mãe de Deus". (Santo Agostinho) 


Foi com imensa alegria que neste último dia do mês de maio, a Escola São Francisco,rendeu homenagem áquela que com grande fé aceitou ser a mãe do Redentor da humanidade.
  
Maria acolheu, acreditou e viveu a Palavra do Senhor. Ela nos conduz pela mão e nos mostra o caminho para Jesus.

 Através dessa luz que é Maria, pedimos a paz mundial e a graça de servirmos melhor a Deus para que o mundo fique repleto das bençãos do Senhor.

Numa singela celebração algumas crianças coroaram sua imagem,manifestando o quanto amamos e queremos que ela seja nossa rainha e intercessora junto ao seu Filho Jesus.