A Comunidade Educativa da Escola São Francisco de Assis celebrou no dia 12 de Junho, Ação de Graças de:
70 anos de presença das Irmãs Franciscanas de Allegany no Brasil
57 anos de presença das Irmãs Franciscanas de Allegany em Cristalândia e fundação da Escola São Francisco de Assis
25 anos de dedicação, amor e serviço das professoras Aurilene Barbosa Franco e Maria do Santo Ferreira Gomes, nesta unidade escolar.
Celebrarmos a presença das Irmãs Franciscanas de Allegany na vida dessa comunidade a qual somos parte, é reconhecermos quão grandiosa é a missão dessas mulheres de fé que há 70 anos doam-se em missão no Brasil, dos quais 57 anos são nesta cidade de Cristalândia.
Seguindo a Francisco e Clara de Assis, elas ensinam através do jeito de ser, testemunhando Jesus, levando seu reino a todos os povos; colaboram com os que combatem a poluição e a violência que fere a natureza, promovem a paz e o bem, atuando em diferentes pastorais: na catequese, infância missionária, pastoral familiar, pastoral da criança, ordem terceira secular, liturgia, música, ceb's, atendimento a zona rural, religiosidade popular, pastoral da saúde, programa das associadas, educação... pois assim veem o Reino de Deus se tornando realidade. A oração é marca que faz com que essas mulheres tenham a força de experienciar o bem; na partilha da vida encontram o caminho de seguimento a Jesus de Nazaré.
A opção de evangelizar através da educação foi uma opção que as Irmãs Franciscanas também fizeram, pois já sentiam que a educação em nosso país também era um desafio que se acentua cada dia mais. Encarou o desafio de apresentar uma escola que contrapõe a exclusão, que evangelize para uma sociedade economicamente solidária, que não apenas recebam instrução, mas tenham uma formação integral, a consciência do encontro consigo, com o meio, com Deus.
Assim, lembramos aqui a missão de Madre Verônica, que junto com Ir. Ângela Terezinha desbravaram este sertão e implantaram a Escola Paroquial há 57 anos.
Nessa dimensão, muitas pessoas identificaram-se com essa filosofia cristã-franciscana-educativa e, muito mais que uma oportunidade de profissão, fizeram desta Unidade Escolar uma segunda família, como as professoras Aurilene e Maria do Santo que completaram 25 anos de dedicação, amor e serviço à Escola São Francisco de Assis.
Foi um dia realmente festivo e de confraternização .
Celebração na Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
|
Ir. Ângela Terezinha uma das fundadoras da ESFA |
Café da manhã
Almoço e homenagens
|
Madre Verônica (in memoriam) fundadora da ESFA |