O voluntariado educativo possibilita que alunos, professores, funcionários, pais e demais agentes se envolvam com a escola, vivenciando valores tais como solidariedade, comprometimento, respeito às diferenças, por meio da atuação em projetos e ações articuladas com o currículo escolar, entre outros.
Com este objetivo a voluntária Guiomar Ribeiro dos Santos,desenvolve há muitos anos um trabalho junto à Escola São Francisco em que as alunas comparecem à escola, todas as 3ª e 5ª feiras, para efetivar o trabalho artesanal com bordados e crochês. Nesta oportunidade ela trabalha a educação das mesmas no que diz respeito a saber ouvir, respeitar o outro, esperar sua vez, respeitar as diferenças dificuldades, obedecer a comandos e se comportar em trabalho de grupo, além de desenvolver as habilidades artísticas.
O trabalho é controlado através de frequência escolar das alunas matriculadas para a oficina de bordado, pela própria escola. É importante ressaltar, que há uns três anos a escola oportuniza vagas para pessoas da comunidade local nesta atividade.
É uma atividade sem fins lucrativos, que visa à integração e desenvolve a autoestima das educandas. A escola fornece o material necessário para a realização dos trabalhos e os trabalhos realizados são de uso para a própria escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário